Durante a entrega do “XVIII Prêmio 19 de Março – Martelinho de Ouro”, realizada na semana passada, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro venceu em duas categorias: inovação e capacitação. A premiação, considerada a maior de compras públicas do país, é destinada a pregoeiros, órgãos públicos e profissionais que se destacam na área das contratações públicas no âmbito do pregão.
O grande vencedor na categoria inovação foi o Sistema PCA-RJ, desenvolvido pela Subsecretaria de Logística em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. A ferramenta foi criada para apoiar o processamento e operação do Plano de Contratações Anual (PCA), que traz uma previsão das contratações públicas de materiais, serviços e obras a serem realizadas pelos órgãos estaduais durante o ano.
Coordenado pela Escola de Gestão Pública (EGEP-RJ), o programa de educação continuada com foco em capacitação em compras públicas ganhou o primeiro lugar na subcategoria melhor programa de capacitação em compras públicas, da categoria pregão. A premiação é destinada a programas de capacitação que, a partir da qualificação dos agentes públicos, contribuíram para uma melhor gestão das compras públicas, através da geração de economia, contratos bem executados e bons resultados na satisfação da necessidade dos órgãos e entidades.
- Essas premiações refletem o trabalho realizado pela Seplag-RJ, que busca continuamente a capacitação dos servidores estaduais e inovações na área de contratações públicas, resultando em mais eficiência na aplicação dos recursos e economia para o Estado - destaca o secretário da pasta, Adilson Faria.
O ‘Prêmio 19 de março’ é um evento que ocorre anualmente, para comemorar o aniversário do primeiro pregão realizado no Brasil. A premiação dos vencedores aconteceu na abertura do 19° Congresso Brasileiro de Pregoeiros e Agentes de Contratação, que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 18 e 21 de março.
fonte: secom