O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares, ligado à Subsecretaria de Meio Ambiente, realiza ação nesta sexta-feira (22) pelo Dia Mundial da Água. A partir das 9h, as equipes estarão concentradas na Ponte do Marimbondo, às margens do Rio Ururaí. Lá, serão realizadas diversas atividades com os alunos da rede municipal de Ururaí e da Tapera, como plantio simbólico de mudas, distribuição de material educativo e de kit lanche para os convidados, além de palestra. A ação conta com a parceria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e da concessionária Águas do Paraíba.
De acordo com o coordenador do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior, o tema do Dia Mundial da Água em Campos será “Importância da preservação do Rio Ururaí”. O Rio Ururaí percorre o município de Campos, tendo a nascente como origem na Lagoa de Cima e a foz na Lagoa Feia. Em determinados trechos, o rio é usado para a prática de pesca esportiva.
“O Rio Ururaí foi escolhido por considerarmos um dos recursos hídricos mais importantes da nossa cidade. Dentre os rios e lagoas que pesquisamos, surgiu a ideia de fazer a ação na margem do Rio Ururaí, onde avaliamos e destacamos que há espaço suficiente para o plantio diante a pouca quantidade de árvores. Com isso, estaremos revitalizando o espaço”, disse o coordenador.
No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial da Água, uma iniciativa global para destacar as questões cruciais relacionadas à água e promover a conscientização sobre a importância desse recurso vital. A cada ano, o Dia Mundial da Água aborda temas específicos para enfatizar diferentes aspectos relacionados à gestão, preservação e utilização sustentável da água.
Em 2024, o tema escolhido é “Água para a Paz”. A escolha reflete a crescente compreensão da interconexão entre a água, a segurança, o desenvolvimento sustentável e a paz mundial. A água, que é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, desempenha um papel crucial na estabilidade e prosperidade de comunidades, regiões e países inteiros.
fonte: secom