A prefeita Carla Caputi recebeu na tarde desta terça-feira, 27, em seu gabinete, representantes do Consórcio Geração Açu II, que constrói a termelétrica GNA II, no Porto do Açu. Na pauta, a apresentação de dados com os resultados de ações que mostram o envolvimento das empresas no aspecto do bem-estar social no município, contribuindo na formação de mão de obra local para o empreendimento e também o desenvolvimento de ações sociais beneficiando comunidades da área do entorno do empreendimento.
Na apresentação, os representantes da empresa destacaram o esforço para a formação e o aproveitamento de mão de obra local nas obras da termelétrica a gás, que será a maior do gênero em toda a América Latina. Mostraram que do investimento para mão de obra, o total de 3.567 pessoas, incluindo 2.310 residentes em São João da Barra. 1.088 foram qualificados e promovidos, sendo 515 do município.
Na preocupação com a formação do capital humano, segundo os representantes, foram contratados 112 aprendizes, sendo que 77 deles permanecem ativos e 23 foram efetivados. Os executivos destacaram também o envolvimento, em 2023, com as comunidades do entorno, em busca da colaboração para a melhoria das condições de vida local, com ações de cunho inclusivo e social e ambiental.
– Promovemos políticas, junto às empresas que atuam no município, relacionadas à qualificação e a oportunidades para os nossos munícipes. Mas iniciativas voltadas ao social e às questões ambientais, mostrando compromisso com o entorno de onde atuam, é também fator importante na atuação de forma humanizada por parte dessas empresas – destacou a prefeita Carla Caputi.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra, participou da reunião e apresentou a performance atual da utilização da Andrade Gutierrez no Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage). Da Andrade Gutierrez estavam presentes o diretor de contrato, Wellysson de Moura Costa, o gerente administrativo e financeiro, Jorge Kupka, a coordenadora de RH, Duane Uhlmann, e a assistente de responsabilidade social, Danyele Neto.
fonte: secom