O Programa Agricultura Urbana, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, continua transformando terrenos públicos em renda para muitas famílias por meio das hortas comerciais. Em todo o município existem 22 hortas comerciais, além das pedagógicas e comunitárias.
Ernandes dos Santos Filho, 62 anos, é responsável por uma das hortas comerciais, localizada na esquina das ruas Oswaldo Tavares e Godofredo Pinto, no Flamboyant. Nos canteiros, ele cultiva hortaliças como cebolinha e coentro, essa última em fase de plantio.
“Trabalho de domingo a domingo, porque adoro o que faço. Há 20 anos integro o programa de hortas da Prefeitura”, disse ele, que vende cada molho de cebolinha por R$ 4 e R$ 5 quando é por encomenda.
“Vendo mais por encomenda. Já tenho os clientes certos e vou até eles para a entrega”, disse Ernandes, que consegue uma renda de até um salário mínimo mensal com a venda das hortaliças.
Segundo a secretaria de Agricultura, na horta comercial, os terrenos são cedidos à Prefeitura pelos proprietários, que ganham isenção do IPTU e da água consumida. A secretaria informou ainda que, nesse tipo de horta, tudo o que o permissionário produz vira renda para ele. “Além de gerar renda, essas hortas proporcionam benefícios ao meio ambiente, diminuindo a poluição do ar”.
fonte: secom