O felino, que deu entrada na unidade com uma infecção na patinha, fez hemograma e já recebeu as primeiras medicações no local.
“Agora, é continuar o tratamento em casa, pois com o dinheiro que economizei na consulta e no exame de sangue, já compro os medicamentos que ele vai precisar”, disse a jovem, moradora do Parque Leopoldina.
Já a estudante Nicolly Oliveira das Chagas, de 17 anos, que levou os três filhotes que resgatou das ruas para receberem os primeiros atendimentos, disse que esse tipo de serviço é fundamental para garantia da assistência à saúde dos animais de pequeno porte (cães e gatos).
“Eles foram abandonados na rua e eu estava passando na hora e não hesitei em pegá-los e trazê-los para cá. Estou achando incrível que na minha cidade, agora, tem uma unidade preparada para atender esses bichinhos, principalmente os mais necessitados”.
Após a consulta, os filhotinhos foram liberados e levados para o canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde serão avaliados e postos para adoção. “A população pet ganhou um espaço amplo e com toda a estrutura necessária para receber os primeiros cuidados básicos. Eu ressalto que é importante que as pessoas saibam que se trata de uma UBS e não de um hospital ou clínica”, enfatizou o diretor do CCZ, Carlos Morales, destacando que, inicialmente, por dia, serão realizadas 50 consultas, por ordem de chegada, sendo que o animal que tiver mais urgência no atendimento terá prioridade.
Para o servidor público Robson Ventura, 55 anos, ter uma unidade totalmente equipada, preparada e gratuita para atender os pets é um ganho para a população.
“Sempre levei em clínica particular e só eu sei o quanto que gasta. Isso pesa no orçamento e nem sempre temos condições de arcar com tudo. Por isso, a UBS é tão importante, principalmente para as pessoas mais carentes”, disse ele, morador do Parque Cidade Luz e que levou a cadela Luna, de 2 anos, para ser atendida.
PIONEIRA NA REGIÃO — Inaugurada no último dia 22 pelo prefeito Wladimir Garotinho, a UBS Pet conta com quatro consultórios, sendo três inicialmente em funcionamento, e sete veterinários, que irão se revezar em regime de plantão. O espaço possui, ainda, auditório; sala de recuperação; setor administrativo; sala de lavagem e esterilização; banheiros, entre outros departamentos.
Lembrando que a unidade funciona nos mesmos moldes de um ambulatório, com consultas; exames clínicos; vacinação antirrábica; pequenas cirurgias, como suturas, resultantes de traumas (brigas entre cães ou gatos, por exemplo); e outros procedimentos ambulatoriais, sendo vedada anestesia geral e/ou procedimentos cirúrgicos e internação. Também é permitida a utilização de sedativos e tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais, para contenção e realização de procedimentos ambulatoriais, sob a supervisão e presença permanente do médico veterinário.
Além dos serviços já mencionados, a pessoa que levar o animalzinho receberá orientações sobre medicina preventiva; bem-estar; vermifugação; aplicação de medicações, entre outras medidas. O número de telefone para contato da UBS é (22) 98163-0097.
fonte: secom