A erosão costeira em São João da Barra foi tema de uma reunião realizada na terça-feira, 13, em Brasília, com a participação da secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, e técnicos do Ministério do Meio Ambiente. A Prefeitura está dialogando com o governo federal em busca de soluções para o problema, que afeta especialmente as praias de Atafona e do Açu.
A reunião foi agendada pelo deputado federal Murillo Gouveia, autor de uma emenda parlamentar que destinará recursos para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. O estudo foi apresentado pelo geógrafo Eduardo Bulhões, doutor em Geologia e Geofísica Marinha e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A secretária destacou a necessidade da retomada do grupo de trabalho criado pelo Ministério Público Federal (MPF) para acompanhar todo o processo. “Estamos confiantes de que juntos vamos encontrar as melhores soluções para o enfrentamento da erosão costeira em São João da Barra”, disse a secretária.
O tema já havia sido tratado em maio pela prefeita Carla Caputi, que se reuniu em Brasília com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e apresentou as dificuldades enfrentadas pelo município com a perda de vazão do Rio Paraíba do Sul, com impacto direto no processo de erosão.
fonte: ascom sjb