O Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta sexta-feira, 24, uma roda de conversa sobre a prevenção de doenças cardíacas nas mulheres. O evento, realizado no Centro Municipal de Cardiologia, integra o calendário de ações desenvolvidas durante o Mês da Mulher.
O objetivo foi alertar as mulheres sobre fatores de risco e informar sobre dicas de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças cardíacas e obtenção de mais qualidade de vida. “A mulher é o pilar da família e muitas vezes divide seu tempo com o trabalho profissional e os cuidados com o marido, os filhos e a casa, esquecendo de se cuidar, mas é preciso que se conscientize de sua importância e tenha atenção com sua saúde”, afirmou a coordenadora do Hiperdia, Cátia Maiza de Assis Rangel.
A roda de conversa contou com a participação do enfermeiro Avelino de Souza Júnior e da coordenadora de Atenção Básica, Luziane Ambrósio. “Fizemos um alerta às mulheres para evitar os fatores de risco, como sedentarismo, obesidade, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, e orientamos sobre a utilização dos medicamentos na hora certa e a necessidade de efetuar controle hormonal após os 45 anos, exames periódicos, aferir a pressão uma vez por semana e ter atenção aos sintomas do infarto, como dor no estômago, na mandíbula e nas costas, náuseas e fraqueza muscular”, destacou Avelino.
fonte: ascom sjb