Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Xi Jinping é reconduzido para 3° mandato na China
Geral
Publicado em 10/03/2023
No poder desde 2013, Jinping foi reconduzido, sem surpresa, com uma votação unânime dos deputados
No poder desde 2013, Jinping foi reconduzido, sem surpresa, com uma votação unânime dos deputados | Foto: Reprodução

O ditador da China, Xi Jinping, foi reconduzido para exercer o seu terceiro mandato como presidente do país. O Parlamento chinês deu aval a Jinping em eleição nesta sexta-feira, 10, segundo a rede chinesa de televisão CCTV.

No poder desde 2013, Jinping foi reconduzido, sem surpresa, com uma votação unânime dos deputados. Ele era o único candidato do pleito. É a primeira vez que um presidente é reconduzido para um terceiro mandato na China, fato que o torna o líder mais poderoso da nação em séculos.

Além da Presidência, o líder chinês também foi reconduzido ao cargo de chefe do Exército Popular de Libertação.

 

Em outubro do ano passado, Xi Jinping foi reconduzido ao cargo de secretário-geral do Partido Comunista da China. Ambos os mandatos são de cinco anos de duração, podendo ser renovados.

Com o punho direito erguido e mão esquerda sobre a Constituição chinesa, Jinping prometeu “construir um próspero, forte, democrático, civilizado, harmonioso e grande país socialista moderno”.

O Congresso Nacional do Povo, nome dado ao Parlamento chinês, também conduziu por unanimidade o ex-vice-premiê do Conselho de Estado Han Zheng ao cargo de vice-presidente de Xi Jinping.

A votação do terceiro mandato do ditador chinês não teve oposição, nem abstenções. Depois de dez anos no cargo, Jinping perseguiu e eliminou vários dos seus rivais, com uma condução ditatorial do país.

fonte: oeste

Comentários