O Egito abriu uma tumba de 4 mil anos para o turistas, depois de um processo de restauração e documentação. Localizado em Asasif, em Tebas, o chamado “Túmulo de Meru” guarda os restos mortais de um oficial militar de alto escalão da corte do rei Mentuotepe II, da 11ª Dinastia, que liderou o Egito até 2004 a.C. A informação foi divulgada no começo do mês.
A sepultura foi restaurada pelo Centro Polonês de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia e pelo Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.
Sobre a tumba de 4 mil anos
“Este é o primeiro local de um período tão antigo em Tebas Ocidental a ser acessível aos visitantes”, comunicou o Ministério de Antiguidades do Alto Egito, divulgado pela agência de notícias Reuters, que cita o diretor-geral do ministério, Fathi Yassin.
A tumba foi construída em frente ao caminho que levava ao templo de Mentuotepe II (faraó da XI dinastia egípcia) e possui contém um corredor que leva a uma capela de oferendas. A estrutura também possui um poço funerário com um sarcófago.
“Esta é a única sala decorada da tumba, com uma decoração incomum de pintura em gesso”, disse Yassin. O espaço tem paredes com pinturas de figuras humanas feitas sobre uma base de gesso calcário.
fonte: revista oeste