O Departamento da Juventude e Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra proporcionou a 35 jovens assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) a participação no “Portodos”, Programa de Visitas do Porto do Açu, na última sexta-feira, 27. O objetivo foi mostrar o empreendimento visando despertar o interesse e o desejo pela busca de um emprego.
Durante a visita houve apresentação de maquete com detalhes do empreendimento, exibição de vídeo institucional do empreendimento e visita guiada às instalações. A intenção foi aproximar os jovens do Complexo do Porto do Açu, promovendo uma maior interação entre as partes.
Para a maioria dos jovens foi a primeira visita ao Porto do Açu. Entre eles está Luiz Fabiano da Silva Magalhães, que aos 17 anos está cursando o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Alberto Torres. “Foi uma experiência única e não fazia ideia do tamanho e da importância do porto para o município. Fiquei deslumbrado e encantado com tudo que vi”, declarou o jovem, afirmando ter saído da visita motivado a se capacitar para tentar integrar a equipe de trabalhadores do complexo portuário.
Outro jovem de 17 anos que também visitou o Porto pela primeira vez foi Thiago Crespo, estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa. “A visita foi boa e gostei bastante. O foco agora é concluir os estudos através da EJA para acelerar esse processo estudantil e me qualificar para, o mais breve possível, apresentar o currículo e quem sabe conquistar uma vaga de emprego no Porto do Açu”, disse Thiago.
Da Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram presentes na visita a secretária, Sharlene Barbosa, a coordenadora de Juventude e Políticas Públicas, Leleka Franco, a coordenadora da Proteção Social Básica, Flávia Vieira, além dos coordenadores das unidades do Cras.
fonte: ascom sjb