O II Seminário Municipal de Alfabetização será promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra nesta quarta-feira, 19, tendo como público-alvo 300 professores da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental. O encontro acontece em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Cine Teatro São João. O tema é: “O processo da alfabetização na literacia e numeracia”.
O objetivo do seminário é trabalhar a compreensão do processo de aquisição da leitura e da escrita através do método fono-visuo-articulatório conhecido como Método das Boquinhas, além de fazer com que a Matemática seja vista e entendida como o ato de aprender a ler e a escrever na linguagem da interpretação dos sinais, signos e símbolos que representam as ideias básicas para o domínio da disciplina.
Os palestrantes serão a fonoaudióloga e psicopedagoga Renata Ribeiro Jardini, mestre e doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UnicampFCM) na área de saúde da criança e idealizadora do Método das Boquinhas; a professora Fernanda de Freitas Ribeiro, especializada em Letramento Matemático e pós-graduada em Educação Matemática e em Educação Financeira; o professor Leo Akio Yokoyama, doutor em Educação Matemática e apresentador do Programa Matemática da TV Escola.
"Essa é mais uma proposta para intensificar as políticas educacionais, principalmente no que tange à alfabetização, alicerce fundamental para todo o processo de aprendizagem da criança. Tivemos uma pandemia que impactou diretamente na educação, mas com serenidade e trabalho estamos qualificando nossa equipe para utilizar os melhores mecanismos com nossos estudantes", frisa a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.
fonte: ascom sjb