Os 14 animais oriundos da 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada no último domingo, no Balneário de Atafona, começaram a ser consultados e vermifugados na quarta-feira, 13, no Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra. A iniciativa tem a finalidade de preservar a saúde e a integridade do animal.
A primeira consulta é fundamental para conferir parâmetros vitais, temperatura, auscuta e se há doença de pele, pulgas e carrapatos, além de orientar sobre cuidados com filhotes e o calendário de vacinação. Uma nova consulta ocorrerá após 15 dias para segunda vermifugação e, após seis meses, haverá uma visita domiciliar para uma nova avaliação do animal.
A moradora de Atafona, Isys Portal foi uma das que aderiram à adoção e levou a cachorrinha de nome Maia para ser consultada. "Por ela ser muito nova, é importantíssimo depois de adotar ter essa consulta para uma avaliação geral. Estou muito feliz e o sentimento é de gratidão e de alegria", relatou Isys.
"Realizamos a feira de adoção e estamos na fase de consulta e vermifugação dos filhotes e adequação do espaço para sediar o Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos, que atuará com ações de castração e de conscientização sobre posse responsável. O intuito é evitar abandonos e maus-tratos”, ressaltou o diretor do NCZ, Marcos Machado.
fonte: ascom sjb