A Secretaria de Saúde de São João da Barra comemora o Dia do Obstetra (12 de abril) com 100% de cobertura do atendimento especializado no município. São realizadas consultas de pré-natal em todas as unidades de saúde e os partos são encaminhados para a maternidade da Santa Casa de Misericórdia, que registrou no primeiro trimestre deste ano 79 nascimentos . No mesmo período foram realizadas 862 consultas de pré-natal.
O serviço faz parte do programa Saúde da Mulher, que integra a Coordenação de Atenção Básica. O trabalho de acolhimento começa com os agentes de saúde identificando a gestante na comunidade e encaminhando para a unidade de referência, onde ela passa pela primeira consulta e dá início ao acompanhamento do pré-natal. Em 2021 foram 3.499 consultas de pré-natal.
Nas unidades elas são atendidas por uma equipe especializada com médico obstetra e enfermeiro, que vai fazer parte da rotina de consultas até o nascimento do bebê. “No primeiro atendimento já são solicitados exames e são realizados os testes de hepatite e HIV”, explicou a enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Carrapicho, Juliana Alves.
A obstetrícia é a especialidade médica que atua no cuidado das gestantes. O especialista acompanha todo o pré-natal, realizando exames clínicos e solicitando exames complementares. Ele é também o responsável central pelo momento do parto.
“Este é um momento especial na vida da mulher. Contamos com profissionais comprometidos no cuidado de nossas gestantes, com atendimento em todas as unidades de saúde do município, e uma maternidade equipada para receber a gestante na hora do parto”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, Keth Miranda.
fonte: ascom sjb