Em resultado surpreendente no Maracanã, o Fluminense conseguiu superar o Flamengo por 2 a 0 e abriu larga vantagem na final do Campeonato Carioca nesta quarta-feira (30).
O primeiro tempo ficou marcado por um clima muito tenso com as duas equipes nervosas dentro de campo e poucas oportunidades reais de gol. Mas o rubro-negro teve mais posse de bola e demonstrou qualidade técnica superior antes do intervalo.
Os comandados de Paulo Sousa arriscaram principalmente pelo meio e Everton Ribeiro foi muito acionado, mas falhou quando acionado para as tomadas de decisão. Os lances de maior perigo foram com David Luiz e Marinho cabeceando, além de um chute perigoso de Fabrício Bruno.No entanto, todos os lances foram na segunda metade do primeiro tempo pois nos primeiros 25 minutos foram zero finalizações no alvo. Além disso, o Fluminense foi prejudicado pela arbitragem na única chance de real perigo durante o primeiro tempo.
Germán Cano iniciou a jogada em velocidade e Willian Bigode recebeu na grande área para concluir, mas antes do chute final, o assistente marcou impedimento e interrompeu a jogada. Porém, os replays na TV mostraram que a bola tocou em Filipe Luís e anulou qualquer chance de impedimento. Depois, as linhas do VAR mostraram que o jogador do Fluminense também estava em posição legal.
Como o lance foi interrompido antes do gol, o VAR não pôde intervir no lance e os comandados de Abel Braga ficaram irritados com a arbitragem devido ao prejuízo considerável. O árbitro apitou o final do primeiro tempo e o Flamengo deixou o campo com cinco finalizações e apenas uma tentativa no alvo.
As estratégias no segundo tempo foram mantidas com o rubro-negro tentando trocar passes no campo ofensivo diante de um tricolor compactado no campo defensivo. Foram 10 minutos sem finalizações e Paulo Sousa mexeu: Arrascaeta e Pedro entraram nos lugares de Marinho e Everton Ribeiro.
Com isso, o Flamengo melhorou e quase abriu o placar aos 12′ com uma chance de ouro. Bruno Henrique lançou Arrascaeta e o cruzamento saiu na área. David Braz cortou parcialmente e Pedro chutou na sobra, mas Fábio fez ótima defesa. No rebote, Gabriel chutou e David Braz impediu o gol.
Mas esta foi a única jogada de maior perigo pois os comandados de Abel Braga estavam tendo sucesso em evitar lances de maior complicação. Martinelli e Arias foram acionados e aos 20′, Cano quase marcou um golaço ao perceber Hugo adiantado, tentando por cobertura.
Em lance de perigo aos 27′, Arrascaeta cobrou falta e deixou Bruno Henrique em excelente condição para finalizar dentro da área, mas a defesa acabou cortando antes da finalização.
Aos poucos, a torcida começava a perder a paciência, mas ninguém imaginava que a situação ficaria ainda pior a partir dos 37.’ Léo Pereira perdeu no meio-campo e Arias armou contragolpe na cobra, avançando e tocando para Cano vencer Filipe Luís e chutar por baixo das perdas de Hugo, abrindo o placar.
Dois minutos depois, foi a vez de Léo Pereira falhar decisivamente e Yago desta vez conseguiu arrancar pelo lado direito até cruzar Callegari receber e cruzar na área para Cano surgir livre e concluir. Nos acréscimos, o rubro-negro tentou pressionar mas acabou ficando abalado psicologicamente e não conseguiu reagir.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0-2 FLUMINENSE
Data: 30/03/2022, 21:40
Estádio: Maracanã
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Gols: 2T 37′ Cano (FLU); 2T 39′ Cano (FLU)
Flamengo: Hugo; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Matheuzinho, João Gomes, Willian Arão, Everton Ribeiro e Vitinho (Bruno Henrique); Marinho e Gabigol.
Fluminense: Fábio; Manoel, Felipe Melo e David Braz; Calegari, André, Yago Felipe, Ganso e Cris Silva; Willian Bigode e Cano.
fonte: torcedores.com