São João da Barra participa da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontece em março, na cidade do Rio de Janeiro, com quatro delegados, eleitos na III Conferência Regional realizada neste sábado, 19, na praia campista do Farol de São Thomé, que reuniu representantes do Norte e Noroeste Fluminense.
Pelo poder público municipal foi eleita delegada a coordenadora de Igualdade Racial, Cristiane Monteiro (Nega Cris), e representando a sociedade civil de São João da Barra foram eleitos André Souza e João Vítor Souza, do Projeto Coração Gigante, de Grussaí, e Mônica Gonçalves, da Associação de Moradores do Açu. A Conferência Estadual vai definir as pautas e eleger os delegados para a Conferência Nacional, prevista para abril.
Durante a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, que reuniu representantes de São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, São Francisco de Itapaboana, Quissamã e Varre-Sai, foram debatidos temas relacionados ao enfrentamento ao racismo e outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa, abordando as políticas públicas e o papel da sociedade. Pelo município também participou a coordenadora de Juventude e Políticas Públicas, Elenine Franco (Leleka).
“A participação de São João da Barra nas conferências vai permitir a criação do Conselho de Igualdade Racial em conjunto com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, para a implantação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no município”, destaca a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Carla Caputi. Cristiane Monteiro reforça a importância da presença do município em todas as etapas. “Ocupar os espaços nas conferências com voz e voto é fundamental para São João da Barra seguir avançando nas políticas públicas de combate à discriminação”, afirma a coordenadora de Igualdade Racial.
fonte: ascom sjb