O governador Cláudio Castro (PL), e o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar, inauguraram, na manhã deste sábado (15) debaixo de sol forte, a 35ª base da Operação Segurança Presente. Estiveram presentes, secretários, deputados, vereadores e diversas autoridades, o programa vai oferecer um reforço de 72 policiais militares que farão o patrulhamento, das 6h às 22h, no Centro e nos bairros da Pelinca, Parque Calabouço e Guarus. Na ocasião foram entregues pelo governador oito carros e 16 motocicletas. O patrulhamento será feito a pé, em motos e em viaturas nas áreas comerciais e residenciais.
.
A sede do programa segurança presente, foi inaugurada na rua: Marechal Floriano, 174, no Centro da cidade.
SEGURANÇA PRESENTE
A Operação Segurança Presente é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.
Com resultados impactantes de redução de criminalidade no horário e área de atuação, a Operação Segurança Presente ganhou a confiança da população fluminense e se tornou uma marca forte e desejada por todos.
As operações atuam no município do Rio de Janeiro - em bairros da região central, zona norte, zona sul, e zona oeste - além das cidades de Niterói, São Gonçalo e de municípios da Baixada Fluminense.
O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais.
O patrulhamento é feito a pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.
Programa RJ Para Todos
Logo após a inauguração do programa “Segurança Presente”, o governador Castro e comitiva foram para a inauguração do 'RJ para Todos' no Ciep de Custodópolis’.
O programa RJ para Todos foi lançado dia 4 de novembro, pelo governador Cláudio Castro, com presença do secretário de Governo, Rodrigo Bacellar, e do presidente da Fundação Ceperj, Gabriel Lopes.
A Fundação Ceperj irá coletar dados socioeconômicos da população em situação de rua e vulnerabilidade social no Estado do Rio de Janeiro, para estudos e pesquisas dos fatores que levaram as pessoas a essa condição, propondo indicadores e aperfeiçoamento da gestão de políticas públicas direcionadas a esse público.
A instituição também é responsável pelo curso de capacitação teórico e prático de todos os profissionais envolvidos no programa.
COLÉGIO MILITAR
Durante a inauguração do programa “Segurança Presente” em Campos, o governador Cláudio Castro anunciou também a construção de um Colégio da Polícia Militar no município, o quarto do estado.
– O quarto Colégio da Polícia Militar será em Campos dos Goytacazes, para que a gente reforce a importância que Campos tem para o nosso estado – disse Castro.
Após o anuncio, o secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar, chegou a declarar que nunca viu um governador fazer tanto investimento por Campos.
“Desde que acompanho política nunca vi um governador fazer tanto por Campos. Podemos dizer sem medo de errar. Em um ano de governo Cláudio Castro já foi investido mais em Campos do que em décadas de gestões anteriores. São mais de R$ 500 milhões em áreas como Saúde, Segurança, Social, obras de Infraestrutura, Educação e Esporte”. Disse Bacellar.
Fonte: Jornal News RJ
Governador Cláudio Castro
Secretário de Governo Rodrigo Bacellar
Operação Segurança Presente