Em reunião na tarde desta quarta-feira, 22, na sede da Prefeitura, o Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social detalhou as ações do trabalho integrado durante a temporada de verão em São João da Barra. A atuação vai ocorrer nos 32 quilômetros de orla do município e em todos os distritos, reunindo Secretaria Municipal de Segurança Pública, policiais militares do convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), policiais do 8° BPM, Corpo de Bombeiros e polícias rodoviárias Estadual e Federal, além da Capitania dos Portos, que realiza fiscalizações e inspeções específicas.
A reunião contou com a presença da vice-prefeita Carla Caputi, do secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, do subsecretário Arthur Miller e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro da Silva. Também presentes o presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais, Rodrigo Figueiredo, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leandro Ferreira, do BPRv, capitão Leandro Coutinho, e do Corpo de Bombeiros, capitão Thomaz Dutra. Do 8º BPM participaram o major Tibério Carlos e o capitão Wanderson Soares.
Todas as ações serão coordenadas e monitoradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), integrando as ações das instituições envolvidas, que vão atuar com o suporte de rádios de comunicação e câmeras de segurança em todos os distritos. Em alguns pontos do município haverá mais câmeras na alta temporada.
Da Prefeitura haverá também reforço na fiscalização de Postura para garantir a segurança e a ordem nos espaços públicos e no serviço de correição de animais, realizado em parceria e já funcionando 24 horas por dia, a fim de evitar acidentes envolvendo animais soltos.
O Proeis vai apoiar a ação do Grupamento Ambiental para o trabalho de conscientização e fiscalização em todo o município. A Prefeitura está adotando medidas para garantir o cumprimento de decisão judicial que proíbe o trânsito de veículos na faixa de areia, conforme previsto na legislação federal.
“Nosso objetivo é atuar de forma conjunta para que os moradores e veranistas tenham segurança. Há um aumento no número de furtos e roubo a residências em toda a região e vamos ampliar a estrutura que já existe para evitar essas e outras ocorrências, especialmente com o movimento maior na alta temporada”, disse o secretário Anderson Campinho.
Fonte: Secom