Foi lançado na manhã desta segunda-feira, 13, no Cine Teatro São João, o projeto “Cidade Integrada: uma nova forma de viver”, que tem como objetivo oferecer uma abordagem integral ao paciente que vai além da medicina convencional com práticas tradicionais, buscando a saúde em sua plenitude biológica, psíquica e social.
Para apresentar o projeto a Prefeitura está promovendo um workshop que vai até esta quarta-feira, 15. A abertura foi com servidores das secretarias municipais de Saúde e Educação. Nesta terça, 14, continua para os profissionais da Educação e o último dia será para servidores das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos e Pesca e Aquicultura.
A prefeita Carla Machado abriu o evento abordando a importância do projeto. “Estamos saindo de uma pandemia e muitas pessoas passaram por este momento difícil, com perdas, depressão e muita tensão. Com isso decidimos integrar diversas secretarias do nosso governo com foco em melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas, em um trabalho preventivo e nas práticas integrativas, um programa reconhecido pelo Ministério da Saúde”.
O workshop contou com palestras de profissionais da saúde do município e do terapeuta Dhyan Deepak. “São João da Barra está despertando para uma nova forma de convivência, de buscar qualidade de vida através do que já existe e está ao alcance de todos. Estamos em uma região onde já existe a possibilidade de se buscar algo terapêutico. A cidade tem o mar e uma natureza belíssima”, destacou.
Entre as ações do projeto Cidade Integrada está a criação do Centro de Práticas Integrativas, que funcionará com atendimento na saúde mental. A meta é implementar na atenção básica, com programas como o Caminhando com Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a ampliação das ações dos membros da Akademia dos Pensadores, com trabalhos relacionados à cultura, filosofia e esporte.
Fonte:Secom