A aluna Andressa Almeida Xavier, do 8º ano do Centro Municipal de Educação Avançada de Mato Escuro (CMEA), no quinto distrito de São João da Barra, foi selecionada para participar do projeto Astros do Amanhã, financiado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Ela apresentou um trabalho escolar sobre recursos necessários para morar na lua.
O objetivo do projeto é encontrar talentos na área de astronomia, exploração espacial, programação e artes visuais. A aluna foi selecionada entre 16 estudantes de quatro escolas municipais de São João da Barra como bolsista e representante do município.
O projeto, que tem apoio da Prefeitura e da Secretaria de Estado de Educação, é coordenado pelo professor da Uenf Marcelo Souza, físico do Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos dos Goytacazes.
A estudante vai receber uma bolsa mensal de 100 dólares durante nove meses e aulas de inglês por três meses. A atividade tem inicio em 2022 com encontros semanais na Uenf e online para desenvolvimento do projeto.
Andressa vai atuar na área de artes audiovisuais para a produção de animações junto com alunos de outros cinco municípios do Norte Fluminense. “Tenho imenso orgulho de representar minha cidade. Esta conquista é o resultado de muita dedicação e me sinto honrada pela oportunidade”, destacou a aluna.
Durante o projeto serão apresentadas soluções criativas de exploração da lua com a utilização e desenvolvimento de novos recursos tecnológicos. Andressa vai ter aulas de física, matemática e astronomia, programação para desenvolvimento de aplicativos e elaboração de ilustrações e animações 2D e 3D. O material será desenvolvido em português e inglês.
FONTE: SECOM